Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF
Em 1965, surgiu a ABIGRAF para representar a Indústria Gráfica Brasileira, tornando o mercado mais competitivo. No decorrer dos anos, a entidade deu voz aos interesses do setor, aglutinou em torno de si empresas de diferentes portes e especializações gráficas, além de conquistar reconhecimento nacional e internacional. Fornecedores do setor podem fazer parte do nosso time. Já as gráficas podem se associar diretamente nas regionais presentes em vários estados.
Principais frentes:
Política
Frente Parlamentar | realiza ações para aproximar a comunicação entre o Poder Legislativo e o setor gráfico, bem como aperfeiçoar a legislação quanto aos interesses da indústria gráfica.
Liderança
Grupo de Líderes | destinado a fortalecer o relacionamento e o ambiente de negócios da indústria por meio de debates de interesse do setor e da sociedade.
Excelência
Os prêmios realizados visam o fortalecimento, a valorização e a excelência dos produtos gráficos.
Prêmio Fernando Pini, Concurso Theobaldo De Nigris e Prêmios Regionais e Seccionais.
O que Indústria Gráfica Brasileira faz para você?
Garante a educação com milhares de livros, cadernos e apostilas; movimenta a economia por meio de impressos como cartão de crédito, débito e papel moeda; expande fronteiras através dos passaportes; participa e protege o acesso à saúde cumprindo as mais exigentes normas internacionais na produção de embalagens e bulas; garante o acesso à informação.
Dados econômicos
Receita operacional: R$ 63 bilhões
Exportações: FOB – US$ 231,8 milhões
Empregos diretos: 154.569
Empresas gráficas representadas: 15.691
Perfil da indústria gráfica: Micro (91,6%), Pequeno (7,1%), Médio (1,2%) e Grande (0,1%)
Fonte: IBGE / PIA, MDIC e MTE / (RAIS / CAGED).